Dicas para o sucesso em seu curso online

0

O aluno bem-sucedido à distância

Com base em conselhos de instrutores e estudantes experientes em aulas online, são fornecidas dicas para ajudá-lo a tirar o máximo proveito do ensino a distância.

Bons hábitos e habilidades de estudo

Uma maneira de ser um aprendiz à distância bem-sucedido é desenvolver bons hábitos e habilidades desde cedo. Esses hábitos e habilidades são: verifique seu email pelo menos uma vez por dia e envie cópias de todos os emails relacionados ao projeto para todo o grupo (ao trabalhar em um projeto de grupo, por exemplo)

Confie em si mesmo, tanto quanto possível:

  • Use os recursos disponíveis, incluindo ajuda online, tutoriais, manuais, plano de estudos do curso, instruções de atribuição e Internet.
  • Monitore seu próprio progresso, anotando onde você está no curso, quais tarefas você concluiu e quais está à frente.
  • Comunique-se com seu instrutor e colegas.
  • Entre em contato quando precisar de alguém com quem conversar, se sente frustrado ou precise de ajuda. Lembre-se de que você não está sozinho.
  • Contribua com conselhos ou idéias sobre o mundo real, como se aplica ao assunto que você está estudando.
  • Os alunos que têm boa autoconsciência de aprendizado geralmente têm boas estratégias para entender melhor as novas informações e podem ter mais sucesso em um ambiente de ensino à distância.
  • Aprender a autoconsciência (metacognição) é sua capacidade de estar ciente de quão bem você está aprendendo; em outras palavras, saber quando você entende ou não novas informações ao lê-las ou quando são apresentadas.

Estilo de aprendizagem

Quando se trata de aprender, todos são diferentes, tendo suas próprias abordagens preferidas para o novo material e seu próprio estilo preferido de aprendizagem. A avaliação de suas habilidades e preferências o ajudará a selecionar o tipo de estratégias de aprendizado com maior probabilidade de mantê-lo interessado e de atingir seus objetivos.

Autodisciplina e Motivação

Outra característica compartilhada por alunos a distância bem-sucedidos é a autodisciplina. Essa característica é geralmente vista na capacidade do aluno de se manter atualizado com as tarefas da classe, participar regularmente de discussões online e desenvolver e aderir a um cronograma para as atividades da classe.

Uma coisa que você pode fazer para promover a autodisciplina é dedicar um lugar para estudar. Seu próprio espaço onde você pode fechar a porta, deixar papéis em todos os lugares e trabalhar em paz é necessário. Se você tentar compartilhar o espaço de estudo com a sala de jantar ou o quarto, a comida ou o sono terão prioridade sobre os estudos.

Os alunos a distância devem ter automotivação. Diferentemente dos cursos tradicionais nos quais os alunos e o instrutor se encontram cara a cara uma ou várias vezes por semana, a maioria das atividades de aprendizado e comunicação em cursos a distância é assíncrona, o que significa que os alunos participam e concluem suas tarefas em diferentes momentos do dia ou da semana. Esse arranjo pode permitir que você faça um trabalho de classe quando for mais conveniente para você. No entanto, com esse aumento de liberdade e flexibilidade, vem a responsabilidade. Caberá a você motivar-se para acompanhar as tarefas.

Gerenciamento de tempo

Separe uma quantidade significativa de tempo a cada semana para o trabalho em classe. As aulas de educação a distância exigem tanto tempo e esforço quanto as aulas ministradas por instrutores, se não mais. Desenvolva um cronograma e cumpra-o. Sem a estrutura das reuniões semanais de classe, você pode ficar tentado a adiar o trabalho de classe até o último minuto. Em vez disso, você deve dedicar um tempo extra ao seu trabalho, porque dificuldades tecnológicas e comunicação assíncrona podem atrasar o processo.

Para estar preparado, leia o plano de estudos e outros materiais do curso com atenção para entender:

  • Requisito de classe;
  • Datas de vencimento das atribuições.

As tarefas devem levar o tempo necessário as informações de contato de seu instrutor e colegas de classe, caso você precise de ajuda. Depois de ter uma visão geral, marque datas importantes no seu calendário.

A tecnologia não é tudo o que podemos esperar e ocorrem problemas que estão além do nosso controle. Os servidores ficam inoperantes, os computadores travam, os programas congelam e o trabalho pode ser perdido. No entanto, existem coisas que estão muito sob seu controle. Planejar com antecedência; reserve um tempo para baixar e instalar o software (como plug-ins) necessário para a aula. Seu instrutor geralmente insere as lista nos conteúdos programáticos do curso. Faça o download e instale este software mais cedo e pratique-o. Os programas de software levam tempo para serem dominados e a noite anterior ao vencimento de uma tarefa não é a hora para isso.

Se você estiver acessando a Internet do trabalho, descubra se sua empresa possui um firewall. Um firewall pode impedir que você acesse sites específicos ou use plug-ins de navegador para exibir vídeo e áudio e interferir nas transferências de arquivos.

Espere e planeje falhas e atrasos, iniciando as tarefas mais cedo, fazendo backup do seu trabalho regularmente e fazendo planos de contingência para bate-papos ou exames online. Não espere até o último minuto!

Compromisso com horário

Juntamente com o gerenciamento de tempo, é preciso compromisso criando seu próprio espaço de estudo longe das distrações externas, como mencionado acima.

A conclusão das tarefas do curso e outras atividades de aprendizado pode levar de cinco a quinze horas ou mais por semana. E você pode achar que precisa estar online quase todos os dias. Portanto, antes de se matricular, reserve um tempo suficiente para acompanhar suas tarefas diárias ou semanais.

Comunicação de classe

As aulas à distância exigem muita comunicação com o instrutor e com os colegas para tarefas e atividades da classe. Mas sem reuniões presenciais regulares, é difícil desenvolver relacionamentos pessoais. De fato, é fácil ficar isolado e se sentir sozinho. Conheça seu instrutor e colegas de classe enviando e-mail, participando de discussões e ingressando em salas de bate-papo. Você verá que, como nas aulas regulares, as pessoas são o seu maior recurso. Eles podem ajudá-lo, aconselhar e apoiar quando você precisar, além de ajudá-lo a superar os problemas. Você também terá uma experiência de aprendizado mais rica e gratificante, se quiser.

Boas habilidades de comunicação para a participação em cursos a distância incluem:

  • Expressar-se claramente por escrito;
  • Pensar em idéias antes de responder;
  • Permanecer educado e respeitoso em suas comunicações;
  • Pedir ajuda quando você precisar.

Nos cursos a distância, quase toda a comunicação é escrita, por isso é fundamental que você se sinta à vontade para se expressar por escrito. Se você se sentir fraco nessa área, tente aprimorar suas habilidades de escrita e descubra quanta escrita é necessária para o curso antes de se matricular.

Comunicar-se claramente na Internet sem criar mal-entendidos é um desafio. Um problema é que você não possui expressões faciais, linguagem corporal ou ambiente para ajudá-lo a se expressar.

Essas diretrizes devem ajudá-lo a:

  • Ser claro. Verifique a linha de assunto ou o título corresponde ao seu conteúdo;
  • Sempre inclua uma linha de assunto com uma mensagem de email, que deve incluir, no mínimo, o ID do curso, bem como uma descrição sobre o que é o email. Inclua seu nome e sobrenome;
  • Pense duas ou três vezes antes de responder a uma postagem com raiva. Tente escrever o que você tem a dizer, editando e deixando de lado por algumas horas antes de relê-lo novamente e decidir publicá-lo.
  • Pense: tenho certeza de que é isso que a outra pessoa realmente quis dizer com a postagem? Eu poderia ter interpretado mal? Melhor pedir esclarecimentos antes do lançamento.
  • Não use TODAS AS LETRAS MAIÚSCULAS – é igual a gritar.
  • Evite linguagem ofensiva.
  • Cause uma boa impressão. Suas palavras e conteúdo representam você. Revise e edite suas palavras e imagens antes de enviar.
  • Seja seletivo em quais informações você coloca em um email. As informações na Internet são públicas e podem ser vistas por qualquer pessoa no mundo, incluindo futuros empregadores.
  • Lembre-se de que você não é anônimo. O que você escreve em um email pode ser rastreado até você.
  • Seja breve. Se a sua mensagem for curta, é mais provável que as pessoas a leiam.
  • Cuidado com humor e sarcasmo. Eles são encontrados online de maneira diferente e podem ser facilmente mal interpretados. Isso não significa evitar o humor. O humor tem seu lugar em qualquer sala de aula, no local ou online. Apenas certifique-se de identificar o humor como tal para evitar erros de interpretação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.