O que é política?

0 71

Diariamente, nos deparamos com notícias sobre política, sejam sobre atitudes, falhas, dificuldades, conquistas. A política tem feito parte mais ainda do cotidiano de todas as pessoas. No entanto, você sabe exatamente o que é política? Não se preocupe, trouxemos um artigo completo sobre esse assunto. Pronto para se tornar um expert em política?

Qual a origem da palavra política?

A sua origem vem do grego politiké, sendo formada da junção de duas palavras polis e tikós. De maneira geral, politiké, era um termo grego que significava governo do local para o bem de todos os cidadãos.

Breve histórico sobre a política

A política surgiu na Grécia Antiga quando foram formadas as conhecidas cidades-estados, nessa época foi necessário criar uma forma de organizar o funcionamento das cidades-estados, aí surgia o primeiro momento da política que se parecia com o que conhecemos hoje.

Atenas foi a primeira cidade-estado grega e a sua forma de governo é até hoje conhecida como democracia ateniense, nascia assim também a democracia.  Graças a Clístenes, a organização da democracia de Atenas começou a produzir efeitos.

Alguns pontos que fizeram parte da democracia da Grécia ainda fazem parte da nossa política atual, como:

  • O povo tem direito ao voto.
  • Perante a lei todos são iguais, tanto para os direitos como para as obrigações.
  • Direito de participação nas decisões e assembleias.
  • Criação de reformas sociais que visassem benefício para os cidadãos.

Por que a política foi criada?

A filósofa brasileira Marilena Chauí, elenca alguns pontos do propósito da invenção política pelos gregos que visava o poder absoluto dos reis. Observe os pontos:

  • Separação do privado e do público.
  • Desmembrar o poder político do poder religioso.
  • Também separar o poder militar do poder civil, deixando o poder militar como subordinado ao poder civil.
  • Mudar a ideia de poder hereditário e absoluto.
  • Não permitir que o cidadão queira fazer direito com suas próprias mãos, sem nenhuma responsabilidade.
  • Organizar a sociedade de forma civilizada tendo regras que se aplicariam a todos.
  • Criar fundos financeiros de bens e recursos que serviriam para uso do bem da sociedade.

Entre outros.

A importância da política

A política é importante pois ela é quem procura chegar aos acordos que irão promover benefícios para os cidadãos em geral, sempre pensando no bem geral de um todo.

Com a política podemos ter a possibilidade de a sociedade ser mais justa e organizada em seu funcionamento. Quando o povo precisa que seus interesses sejam levados aos governantes é através das práticas de políticas que as decisões são tomadas visando melhoras para a população.  

O que é política democrática?

A política democrática, é uma forma de política que busca garantir um julgamento justo através de eleições que expressam o desejo da maioria da população envolvida. Graças a expressão desse desejo há a distribuição de maneira justa de todos os benefícios que são produzidos por meio das políticas públicas.

O que é a política social?

Esse tipo de política, tem por objetivo fundamental a reestruturação da sua sociedade, visando distribuir a sua riqueza de forma mais igual. Sua função é garantir o mínimo necessário para se viver como condições de moradia, saúde, educação, etc.

O que é a política fiscal?

A política fiscal é a política que toma conta das contas do estado, e assim garante o seu equilíbrio financeiro. Sua ação é de fundamental importância na ação de evitar que as dívidas externas do país cresçam.

O que é a política monetária?

É a política que trata diretamente com o controle da inflação, das taxas de juros e de todo o montante de dinheiro circulante que há no país.

Quem dirige a política monetária no país são os Banco centrais e também os ministérios da economia do estado. Eles que trabalham organizando toda a área econômica do país.

O que são partidos políticos?

Após o período da Revolução industrial, tudo relativo a organização da sociedade ficou mais complexo. O êxodo rural possibilitou a ascensão de duas novas figuras sociais: o operário e o burguês.

As condições de trabalho eram muito precárias e por isso muitos operários passaram a se unir em associações para criar estratégias de reinvindicações de melhores qualidade trabalho. Em contrapartida os burgueses queriam garantias de facilidade para os negócios através do governo.

Devido a esses conflitos de opções e opiniões, a política se organizou em partidos políticos com seus defensores defendendo a bandeira a qual se sentiam representados. Nesse momento surgiram as divisões entre: direita, centro e esquerda.

Direita: Visava privilégio para os ricos (classe mais privilegiada) e negociações diretas com empregadores.

Centro: Defendia a liberdade do comércio e dos direitos dos empregados assegurados.

Esquerda: Defendia a divisão igualitária das riquezas e garantia da classe trabalhadora.

Leave a Reply

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.