Com seus olhos azuis e suas habilidades de arquiteto, o pássaro pavilhão diversifica os rituais de namoro e exalta a natureza. Sua forma única de acasalar com a fêmea é o que o faz ser um pássaro arquiteto e sedutor.
É, aliás, uma ave incrível, que pode ensinar ao homem as táticas de conquista e, por último, mas não menos importante, a arte da decoração.
O que é um pássaro pavilhão?
O bowerbird, mais conhecido como pássaro pavilhão, é um pássaro com habilidades interessantes que o levam ao seu objetivo de encontrar uma companheira. Ele constrói seu ninho de forma elaborada para emocionar as fêmeas.
Assim que o pequeno altar é construído, um ritual de danças e cortejos se inicia, atraindo a visita da fêmea para que o período de acasalamento prossiga.
Por que chamá-lo de pássaro arquiteto e sedutor?
O pássaro pavilhão (bowerbird no inglês) faz parte de uma espécie longa de cortesãos. É como se fosse uma tradição de família, onde os homens vão ensinando uns aos outros sobre os critérios de atração.
A ave Ptilonorhynchidae compreende 20 espécies, entre elas está o Pássaro Pavilhão. Foto: Pauline Conolly
Os termos pavilhão e pássaro sedutor servem para expressar a forma como estas aves agem. Eles constroem ninhos utilizando objetos leves, tornando a prática rápida e atrativa.
Pássaro pavilhão fotografado com sua companheira no pequeno altar. Foto: Mark A. Chappell
Apesar de parecer simples, isso é, na verdade, uma característica impressionante ligada a um comportamento complexo, pois não se trata do mesmo acasalamento que vemos no Animal Planet. Em outras palavras, o que este pássaro faz através do ninho arquitetado é um belo ritual.
Como é feito seu ritual?
O ritual do bowerbird é feito metodicamente e pode levar horas para construir o ninho. Mais parecido com um caramanchão, o ninho é feito com enfeites diversos coletados na natureza ou nos meios urbanos.
Entre os enfeites usados estão: folhas, sementes, pedaços de pau, lascas de árvores, moedas, flores, e muitos outros itens que servem como arte para o pássaro.
Foto: Birdwatching Magazine
É muito raro encontrar um assim que não apresente cores vivas, como o azul, comumente no tom dos olhos e da pluma do próprio pássaro construtor.
Por que é realizado este ritual?
De acordo com vários estudos feitos sobre cada espécie, existe uma relação entre o ritual e as futuras companheiras. Cientificamente, o que se sabe é que as cores destacadas na ornamentação correspondem às preferências das fêmeas.
Não somente isto, mas toda uma performance também é feita pelo macho. E à medida que a fêmea corresponde aos incentivos galantes, mais truques são revelados.
Curiosamente, existe uma disputa entre os machos desta espécie para construir o mais belo ninho, buscando receber a visita da ave parceira e ganhar sua aprovação neste festival de caramanchões.
O ritual do pássaro pavilhão é realizado, portanto, da melhor forma a eliminar seus concorrentes.
O que acontece após o ritual sedutor
Muitas fêmeas acabam escolhendo um mesmo candidato repetidas vezes e aqueles que tiveram baixo desempenho são rejeitados e não copulam.
Após o ritual sedutor, quando o cortejo é bem sucedido e o acasalamento cumprido, as fêmeas tendem a retornar ao mesmo macho construtor na temporada seguinte.
O pássaro pavilhão é comum em que país?
O pássaro pavilhão é uma ave comum das florestas úmidas da Austrália, mais precisamente ao sul de Queenslândia, ou Queensland (um dos maiores estados do país).
É uma ave que esbanja cores conforme amadurece e é mantida em bom estado de conservação em seu habitat.
Gosta de animais? Você também pode se interessar por Quais cachorros tem a mordida mais forte?