Quais modalidades esportivas eram praticadas antigamente?

0 70

Se você ama esportes ou pelo menos tem um pouco de curiosidade a respeito do assunto já deve ter se perguntado quais modalidades esportivas eram praticadas antigamente? Se você já se perguntou isso no artigo de hoje terá a sua dúvida respondida. Confira as modalidades de esportes que eram praticadas antigamente.

Os jogos esportivos eram realizados em olímpia como forma de homenagear a Zeus, algumas das modalidades esportivas realizadas foram:

  • Corrida a pé

A corrida a pé conhecida antigamente como drómos era dividida por cinco modalidades.

Existia a modalidade stádion que consistia em uma corrida de mais ou menos 192 metros contornando o estádio de Olímpia.

Tinha também a modalidade díaulos que tinha a mesma característica da stádion mas era feita duas vezes.

Dólikhos era a modalidade que consistia em percorrer o estádio por 7 a 24 vezes, o que poderia dar em média até 4 mil metros.

Hoplitodromía era uma modalidade de corrida onde se carregava armamentos e armaduras de um soldado.

Tinha também a modalidade onde se corria com uma tocha acesa e era passada de atleta em atleta do mesmo tipo, essa modalidade era conhecida como lampadedromía.

  • Corrida de carro

Era uma corrida realizada por carros puxados por animais, existia dois tipos de carros os puxados por dois cavalos conhecido como bigas e o por quatro cavalos conhecido como quadrigas.

  • Pentatlo

O pentatlo consistia em cinco modalidades que eram o salto, o lançamento de disco e de dardo, a corrida e a luta.

Essas modalidades esportivas são praticadas nos jogos das olimpíadas atualmente, mas feita diferente da forma que era feita antigamente

Modalidades esportivas praticadas antigamente que não existem mais

Algumas modalidades esportivas praticadas antigamente que não são existem mais, são elas:

  • Luta de gladiadores

A luta de gladiadores era muito popular, geralmente escravos eram obrigados a lutar entre si em troca da sua liberdade, na fase mais violenta da luta de gladiadores conhecida como mata mata os gladiadores lutavam até a morte.

  • Venatio

O venatio consistia em homens armados que deveriam lutar contra animais selvagens como ursos, leões, tigres e até elefantes, em alguns casos os homens lutavam desarmados, como o caso de punição e execução de criminosos.

  • Pólo

Na modalidade jogada antigamente era permitido segurar a bola com as mãos e até acertar o adversário com o taco com o propósito de lhe tomar a bola. Hoje já não é mais permitido jogar dessa forma violenta.

  • Justa

Nessa modalidade apesar de o intuito ser apenas derrubar o oponente, muitos acabavam mortos. O jogo justa consistia em dois cavaleiros em lados opostos vestidos com armaduras e montados em cavalos derrubar o oponente com uma lança.

  • Corrida de bigas

Consistia em uma corrida de carros puxados por cavalos, em muitos casos acabava levando alguns competidores a morte por conta de algumas curvas íngremes e competidores que empurravam a carroça do outro.

  • Pancrácio

Uma modalidade de vale tudo onde terminava quando um dos competidores já estavam quase a beira da morte e a única regra era a proibição de morder o oponente e arrancar seus olhos.

  • Batalha naval

O jogo consistia em colocar um navio de frente para o outro e perdia aquele que tivesse o navio afundado primeiro, na maioria das vezes os competidores do grupo perdedor acabavam morrendo.

Esses jogos eram tão violentos que não é de se admirar que hoje essas modalidades esportivas não são mais praticadas, ou pelo menos como no caso do pólo não é mais praticada como antigamente.

Conclusão

Antigamente os jogos esportivos eram praticados para homenagear a Zeus, alguns são praticados hoje em dia nas olimpíadas e outros eram tão violentos que hoje já não existem mais ou não são praticados da mesma forma.

Leave a Reply

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.