A energia solar representa o futuro energético do país, utilizando energia limpa que não fere o meio ambiente e ainda nos garante mais que o necessário em questão de energia para abastecer uma cidade ou, até mesmo, uma única casa.
Mas, quais os benefícios para um negócio? Quais as vantagens que a energia solar pode agregar a uma empresa? E a um ateliê de costura? Essas são ótimas perguntas e vou responder todas ao longo do texto, por tanto, continue lendo.
Vamos descobrir quais são os benefícios da energia solar em um ateliê de costura.
O que é a energia solar?
O sol existe a milhões de anos e, de um tempo pra cá, as pessoas descobriram que é possível gerar energia elétrica utilizando 100% do calor que ele emite sobre a terra. Essa é a energia solar que tanto falamos.
Desde que a eletricidade foi descoberta e controlada pelo homem, buscamos formas de gerar energia e construímos grandes geradores, as hidrelétricas, por exemplo, que utilizam a água para gerar a força que usamos todos os dias para ligar uma televisão, carregar nossos celulares, etc.
O problema é que esse tipo de gerador causa danos aos recursos naturais do nosso planeta e isso acaba gerando consequências tanto para nós quanto para as vidas animais que habitam as represas que usamos para abastecer nossas hidrelétricas.
Sem contar as outras formas de gerar eletricidade, como combustível fóssil, por exemplo. Desde sempre o sol brilhou neste pequeno planetinha azul e, agora, podemos utilizar seu brilho e o que vem junto para gerar nossa energia sem que o planeta e nós soframos com consequências.
Os benefícios do uso da energia solar
Preservar os recursos naturais e a natureza é um desses benefícios, o outro envolve os gastos que temos com o consumo elétrico. Em tempos de chuva, as represas foram construídas para acumular mais água e gerar mais energia. Assim abastecemos cidades inteiras facilmente.
Quando a chuva demora para vir e as represas não enchem o suficiente, a nossa conta de energia no final do mês está bem alta e temos de nos desenrolar para conseguir dar conta. A energia solar dá conta disso, gerando uma alta economia, afinal, com chuva ou sol, somos capazes de gerar eletricidade.
Em um ateliê de costura, por exemplo, a energia solar poderia abastecer todo o maquinário necessário, todas as iluminações e demais equipamentos utilizados.
Se contabilizarmos um mês de uso de energia elétrica gerada pelas hidrelétricas e um mês de energia gerada pelo sol, a diferença é muito alta. O que podemos concluir com isso tudo? É que o benefício da energia solar em um ateliê de costura é a economia gerada.
Adeus a empresas de energia
Outro benefício da energia solar em um ateliê de costura é a não dependência de empresas. Quem adere ao sistema de energia solar tem plenos poderes sobre seu abastecimento, em outras palavras, não terá uma empresa dizendo quanto você deve consumir e quanto vai pagar.
Sem a necessidade de dependência total a essas empresas, o ateliê de costura pode sentir-se livre das altas taxas cobradas por elas que encarecem ainda mais a conta no final do mês.
Ganhar dinheiro
Ao produzir sua própria energia através do sol, pode-se também vendê-la utilizando um medidor de energia líquida. Para você ter uma ideia, os painéis solares que usamos para obter a energia solar gera tanta eletricidade que uma parte delas podemos vender.
Um ateliê de costura se beneficiaria muito com isso, pense bem, ao final do mês poderia ser notado um gasto inferior do que os meses anteriores ao sistema de energia solar. Isso significa maior investimento para a empresa e menos gastos com energia.
Valorização
Vamos supor que o dono de um ateliê de costura está pensando em vender aquele local, independente do motivo, e sua avaliação seja boa, mas, não o que era esperado. Pode-se dizer que não é muito valorizado.
Mas, e se aquele ateliê de costura tivesse energia solar inclusa a ela? Esse valor aumentaria consideravelmente. Ter um sistema de energia solar própria, seja em uma casa ou em uma empresa, a torna mais valorizada no mercado.
Estímulos do SEBRAE
O SEBRAE também tem tentado persuadir empresários do ramo têxtil a aderir a utilização da energia solar através de encontros focados neste tema. Como exemplo, no Rio Grande do Norte, uma empresa têxtil decidiu aderir a energia solar e os resultados foram incríveis.
Segundo uma reportagem feita pelo site Agência Sebrae ao dono da Oficina JS Silva, a economia de energia chegou a alcançar 200%.
Segundo o proprietário, a conta de energia beirava os R$1,400 reais, mas, com a implantação dos painéis solares através de financiamento, esse valor caiu inacreditavelmente.
Além do mais, agora a empresa tem energia de sobra para operar e, segundo Joselito Santos, existem planos para melhorias e ampliação do prédio da empresa para aproveitar essa energia de sobra.
Como a energia solar é produzida?
Para tirar todas as dúvidas que possam ter, vou tentar explicar como a energia solar é convertida em eletricidade para abastecer um ateliê de costura, por exemplo.
É necessário, para gerar eletricidade a partir da luz do sol, uma placa fotovoltaica, esta é feita de um material semicondutor que capta as partículas de fótons que viajam com a luz solar.
Ao receber essa partícula, os elétrons que existem no painel solar se movimentam e geram eletricidade. Mas, essa eletricidade ainda não pode ser utilizada, pois se trata de uma corrente contínua. Para mudar isso, é utilizado um inversor solar, este vai transformá-la em uma corrente elétrica alternada que será distribuída por todo o espaço do ateliê de costura e abastecerá todas as máquinas, equipamentos e o que mais quiser.