Quanto tempo vive um cachorro?

0 115

Você se apegou ao seu cãozinho? Isso é mais que natural, na verdade! Muitas pessoas buscam saber quanto tempo vive um cachorro justamente porque querem aproveitar o máximo que podem com seus bichinhos.

E você? Também gostaria de saber? Pois é justamente que falarei nos próximos tópicos. Então vem ver agora mesmo.

O que temos que entender para saber quanto tempo vive um cachorro

Vários institutos de pesquisa voltaram suas investigações científicas para tentar coletar dados estatísticos para entender quanto tempo vive um cachorro hoje e se a idade dos cães é em média aumentada.

Descobriu-se que a vida média dos nossos amigos de quatro patas é de cerca de 12-13 anos, graças a alguns fatores que são em grande parte os mesmos que levaram a uma maior longevidade de nós seres humanos.

Isso é: uma maior atenção aos alimentos, melhores condições de vida e cuidados cada vez mais direcionados.

No entanto, é necessário fazer as diferenças apropriadas com base no tamanho e raça: confirma-se que os cães pequenos têm uma vida mais longa, assim como os mestiços teriam uma expectativa de vida mais duradora.

Entendendo através das raças

O Chihuahua mostrou-se ser a raça de vida mais longa: facilmente ultrapassa 15 anos de idade e pode até chegar a 20.

A lista segue pelo Dachshund ou teckel, também apelidado de cachorro salsicha e o Poodle, que muitas vezes vivem 17 anos ou mais.

Em todos estes casos, no entanto, estes são sempre animais de quatro patas que geralmente não excedem 4 a 6 quilogramas de peso. 

As razões pelas quais os cães maiores são geralmente destinados a uma vida mais curta ainda não são conhecidos exatamente: é um fato, no entanto, que nestes a incidência de doenças cardíacas e osteoarticulares é maior, o que poderia afetar a estatística.

Se um cão de tamanho médio, como o Beagle ou o Cocker, tiver 14-15 anos de idade, um Labrador, um Golden Retriever ou um Pastor Alemão atinge a idade de 12 a 13 anos, enquanto o cão Boiadeiro de Berna, Terra-nova ou Alano, que dificilmente excede os 9-10 anos.

O impacto das doenças nos cães

Os nossos amigos de quatro patas vivem mais do que no passado porque são mais bem tratados: na verdade, a medicina veterinária contribuiu significativamente para aumentar a vida média do cão porque progrediu enormemente, disponibilizando novos meios de diagnóstico, que permitem a prevenção mais eficaz.

Graças ao aumento contínuo do número de animais de estimação e à disposição dos donos de gastar quantias consideráveis ​​de dinheiro na saúde de seus animais de estimação, a indústria farmacêutica tem se concentrado cada vez mais em pesquisas veterinárias e criou novos medicamentos cada vez mais específicos. 

O resultado é que a idade dos cães tem aumentado progressivamente e cada vez mais morrem por patologias relacionadas à velhice:

um estudo do American Kennel Club revela, de fato, que as principais causas de morte de nossos animais de estimação seriam a insuficiência renal, insuficiência cardíaca e tumores.

Esta pesquisa, por outro lado, afirma que a saúde de nossos cães seria boa em média: na verdade, dos quase 400.000 donos de cães pesquisados, teria aparecido que mais de 65% dos animais não teriam doenças atuais e aqueles que sofrem de alguma doença, sofrem de pequenos problemas, como dermatites e outras alterações da pele, cistos e lipomas ou otite e artrite.

Conclusão

Agora que você sabe quanto tempo vive um cachorro, está na hora de aproveitar ao máximo o tempo que ainda tem com ele. Assim, faça isso agora mesmo e não deixe de está sempre cuidando de seu bichinho da melhor forma possível!

Leave a Reply

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.