Sistema fotovoltaico: Saiba mais sobre o sistema de energia solar

0

As células solares são frequentemente usadas para alimentar calculadoras e relógios, elas são feitas de materiais semicondutores semelhantes aos usados ​​em chips de computador. 

Quando a luz solar é absorvida por esses materiais, a energia solar elimina os elétrons de seus átomos, permitindo que os elétrons fluam através do material para produzir eletricidade. Esse processo de conversão da luz (fótons) em eletricidade (tensão) é chamado de efeito fotovoltaico (PV).

Matrizes Fotovoltaicas

As células solares são normalmente combinadas em módulos que comportam até 72 células; vários desses módulos são montados em matrizes fotovoltaicas que podem medir até vários metros de um lado. Essas matrizes fotovoltaicas de placa plana podem ser montadas em um ângulo fixo voltado para o sul, ou podem ser montadas em um dispositivo de rastreamento que segue o sol, permitindo capturar o máximo de luz solar ao longo de um dia. 

Várias matrizes fotovoltaicas conectadas podem fornecer energia suficiente para uma casa, para grandes utilidades elétricas ou aplicações industriais.Centenas de matrizes podem ser interconectadas para formar um único sistema fotovoltaico de grande porte.

As células solares de película fina usam camadas de materiais semicondutores com apenas alguns micrômetros de espessura. A tecnologia de filmes finos tornou possível que as células solares agora dobrem como telhas, fachadas de edifícios ou vidros para clarabóias ou átrios. A versão de células solares de itens como telhas oferece a mesma proteção e durabilidade que as telhas comuns.

O desempenho de uma célula solar é medido em termos de eficiência em transformar a luz solar em eletricidade. Somente a luz solar de certas energias funcionará eficientemente para criar eletricidade, e grande parte dela é refletida ou absorvida pelo material que compõe a célula. Por causa disso, uma célula solar comercial típica em 2019 tem uma eficiência de 19 a 22%, o que significa que um quinto da luz solar que atinge a célula gera eletricidade. 

Baixas eficiências significam que são necessárias matrizes maiores e isso significa um custo mais alto. Melhorar a eficiência das células solares enquanto mantém o custo por célula é um objetivo importante da indústria fotovoltaica, dos pesquisadores da NREL e de outros laboratórios do Departamento de Energia dos EUA (DOE), e eles fizeram um progresso significativo. As primeiras células solares, construídas na década de 1950, tiveram eficiência de menos de 4%.

Energia fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir de luz solar, e pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida.

Os sistemas solares fotovoltaicos são a forma como conseguimos produzir e usufruir da energia solar fotovoltaica.

Atualmente, o Brasil já conta com mais de 144.000 desses sistemas espalhados por todo o país e atendendo os mais diversos tipos e tamanhos de unidades consumidoras.

Os principais equipamentos que compõem o sistema são os módulos fotovoltaicos, conhecidos popularmente como placas solares, e o inversor interativo.

Os módulos fotovoltaicos são compostos por muitas células solares, unidade mínima da tecnologia e responsáveis pela conversão direta da luz em eletricidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.