Influência da ansiedade na saúde bucal

O estresse e a ansiedade podem causar diversos impactos em todo o corpo, alterando desde os padrões do sono até a alimentação e os níveis de energia. 

Mas, você sabia que a tensão causada por esses sentimentos, tão comuns no cotidiano, podem ter impactos na sua saúde bucal?

Acidentes ou outros eventos traumáticos, situações de estresse no trabalho, problemas financeiros, o desenvolvimento de doenças, distúrbios hormonais e até o consumo de bebidas alcoólicas e tendências genéticas, todas essas circunstâncias podem predispor uma crise de ansiedade.

Com o estresse gerado, pode haver o enfraquecimento do sistema imunológico, deixando o corpo suscetível a doenças e inflamações, inclusive, bucais.

O que é ansiedade?

A ansiedade é uma emoção muito importante para a nossa sobrevivência, pois ela auxilia na percepção de perigo iminente e na escolha da melhor atitude de autopreservação. 

No dia a dia, ela nos prepara para situações que envolvem altos índices de ansiedade, como a exposição frente a um grande público ou a apresentação de um trabalho importante, por exemplo.

Portanto, estar ansioso é tão normal quanto sentir outros tipos de emoções como o medo, a raiva, a alegria ou o amor.

Contudo, é preciso ter atenção com a presença constante e exacerbada dessa emoção. 

A ansiedade pode ser gatilho de outros sentimentos e desencadear sintomas no corpo, criando um padrão de comportamento e desregulando o trato com as emoções e sentimentos. Assim, se ocorrer por períodos prolongados, pode causar a sensação de mal estar.

Quando ocorre a ansiedade generalizada ou quadros extremos dessa emoção, acontece a aceleração dos batimentos cardíacos, falta de ar, a sensação de boca seca, enjoos, tremores, entre vários outros sintomas fisiológicos, que por tempo prolongado pode causar danos ao organismo. 

Esse estresse físico constante pode causar o enfraquecimento do sistema imune, gastrite, taquicardia e até hipertensão.

Por isso, é necessário procurar o auxílio médico caso o paciente note esses sintomas com grande frequência:

  • Medo exagerado;
  • Alterações dos padrões de sono;
  • Dificuldade nas interações sociais;
  • Sensação de falta de ar;
  •  Aceleração dos batimentos cardíacos.

Os impactos do estresse na saúde bucal

A escovação adequada seguida do uso do fio dental e o bochecho com enxaguante bucal são essenciais para a manutenção de dentes mais saudáveis. 

No entanto, nem sempre é possível escovar os dentes três vezes ao dia ou seguir todo o protocolo de higienização bucal, em horário de trabalho ou estudo. 

Assim, a boca fica vulnerável ao aparecimento e reprodução de bactérias que podem causar diversas doenças bucais. 

Por isso, é necessário ter atenção aos cuidados diários e isso também se relaciona a saúde mental e qualidade de vida.

Periodontia

A ansiedade, e o estresse causado por ela, gera a liberação de hidrocortisona e adrenalina no sangue. 

A combinação desses dois hormônios deixa todo o organismo propenso a desenvolver processos inflamatórios. 

Uma das doenças mais conhecidas e com maiores riscos de complicação é a periodontia, que surge a partir da inflamação das gengivas, que ocorre por conta de bactérias, mas que pode ser favorecida por essas substâncias.

A gengivite é causada devido à limpeza inadequada da cavidade bucal, acompanhada do acúmulo de placas bacterianas. 

Inclusive, pacientes que fazem o uso do aparelho ortodôntico fixo podem notar mais frequentemente esse tipo de inflamação, visto que a estrutura pode contribuir com o acúmulo de bactérias e resíduos, se não for devidamente higienizada.

A periodontite é o agravamento dessa inflamação que passa a afetar os ossos do maxilar e a raiz dos dentes, podendo atingir a corrente sanguínea e espalhar as bactérias bucais para outras partes do corpo. 

Essas bactérias causam problemas cardíacos e até, em casos de gestantes, o parto prematuro.

Por isso, os pacientes, independentemente de possuírem o implante dentário ou não, precisam manter-se atentos a essa doença, pois as bactérias da gengiva podem causar  doenças mais graves. Inclusive, no caso do implante, pode ocasionar a chamada peri-implantite.

Bruxismo

O bruxismo é uma condição que faz com que o paciente force os dentes em uma mordida apertada, em períodos de estresse. Durante o sono, a pessoa com esse problema tende a ranger os dentes, causando o desgaste da superfície dentária.

Geralmente, essa ação é inconsciente e só é notada pelo dentista, durante uma consulta de rotina. 

Neste caso, é possível utilizar uma espécie de aparelho móvel que deve ser posicionado para impedir o atrito entre as arcadas dentárias. Essa estrutura é uma moldeira feita sob medida e é conhecida como placa intraoral ou placa para bruxismo.

Os sintomas podem variar entre dores na cabeça, pescoço e mandíbula, até cansaço, amolecimento dos dentes e sensibilidade. 

Com a ansiedade constante, esse quadro pode ser intensificado, dificultando o sono e podendo causar danos e até quebras na estrutura dental.

Em casos de danos mais superficiais ou trincados na superfície, após o controle da ansiedade e do bruxismo é possível verificar os tratamentos odontológicos para reparação da estrutura e uma opção que vem ganhando mercado nesse sentido é a lente de contato dental, visto que também melhora a coloração e alinhamento dental.

Cáries

Um dos principais sintomas da ansiedade é a xerostomia, que é a alteração na produção salivar, causando a sensação de boca seca. Com a menor circulação de saliva, a boca torna-se um ambiente mais favorável à fermentação das bactérias causadoras da cárie.

As crises de ansiedade podem, também, ser responsáveis por mudanças no padrão de alimentação, que passa a conter mais alimentos processados, açúcares e álcool. 

Nesse casos, se a higiene não for reforçada, pode ocorrer a maior incidência no aparecimento das cáries e placas bacterianas, bem como trazer impactos no funcionamento geral do corpo.

Por fim, é necessário lembrar que pacientes que pretendam realizar procedimentos estéticos, como o clareamento dental, devem tratar as doenças bucais previamente para garantir a qualidade do tratamento; além de procurar auxílio, quando necessário, para o tratamento da ansiedade e redução dos seus efeitos psicossomáticos.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações, dicas e conteúdos ricos sobre os cuidados com a saúde física e mental.