Marketing digital: 7 Benefícios para pequenas empresas

0 421

Pequenas empresas acabam enfrentando dificuldades por não conseguirem investir em estratégias de marketing convencional, devido aos altos custos desse tipo de serviço.

O marketing digital pode trazer diversos benefícios para empresas de todos os tamanhos, mesmo quando não há muita margem para grandes investimentos.

Confira a seguir 7 benefícios que o marketing digital pode trazer para sua empresa.

1 – Ser encontrado pelo seu público

A primeira coisa que as pessoas fazem quando precisam de algum produto ou serviço é realizar uma busca online, e quando a sua empresa não tem uma boa presença na internet é muito provável que essas pessoas acabem encontrando e fazendo negócio com seus concorrentes.

Por isso é preciso que o seu negócio esteja presente nas plataformas virtuais, desde o seu site institucional até as redes sociais, não apenas existindo, mas contribuindo com os usuários.

Essa é a melhor forma para que mais pessoas saibam da existência do seu negócio, e venham a se tornar clientes.

2 – Competição com concorrentes maiores

O marketing digital permite que empresas pequenas, as vezes com apenas uma pessoa, possam competir com gigantes que atuam no mesmo mercado.

Isso é possível através da aplicação de estratégias de captação de clientes de maneira orgânica ou paga.

Adotar esse tipo de estratégia no seu negócio pode mudar completamente a sua realidade, já que muitas grandes empresas ainda patinam na hora de trabalhar online com seus clientes.

3 – Fidelização dos clientes

A retenção e fidelização de clientes é muito mais fácil de ser feita através do marketing digital, principalmente porque estabelece-se um canal direto entre o seu negócio e o cliente.

Seja através do relacionamento via e-mail, ou aplicativos como o WhatsApp, essa é uma excelente maneira de fazer com quem já comprou de você volte a comprar, e ainda se torne um divulgador da sua marca.

4 – Segmentação de público

Ao contrário do marketing tradicional, onde você direciona a comunicação do seu negócio para um número grande de pessoas e espera que algumas delas se interessem pelo seu produto, no marketing digital esse processo é diferente.

No marketing digital é você quem define o público que deseja alcançar, fazendo com que suas ações tenham resultados muito mais positivos.

Assim tanto o investimento quanto o número de vendas são otimizados e trazem melhores resultados para o seu negócio.

5 – Criar ofertas personalizadas

Quando você sabe exatamente quem é o seu cliente é possível criar todo tipo de ofertas personalizadas de acordo com as necessidades do seu público.

Você pode criar não apenas uma, mas vários tipos de oferta para cada grupo específico de clientes, e aumentar suas vendas consideravelmente.

6 – Construir autoridade perante o seu público

As pessoas tendem a comprar de quem elas conhecem.

Uma das características do marketing digital é fazer com que os usuários enxerguem a sua empresa como autoridade no seu mercado, aumentando as chances de que elas comprem de você.

Isso é feito através da entrega de conteúdos que sejam relevantes para o público da sua empresa, que podem ser criados na forma de posts no seu blog, vídeos no Youtube, ou áudios enviados via WhatsApp.

7 – Possibilidade de analisar os resultados das suas ações

Essa é mais uma grande vantagem do marketing digital frente as ações de marketing convencionais.

É impossível você mensurar com exatidão o retorno em vendas de um outdoor colocado em uma avenida da sua cidade.

Enquanto isso, você consegue saber exatamente para quantas pessoas o seu anúncio em uma rede social foi exibido, quantas dessas pessoas interagiram com esse anúncio, e quanto disso se converteu em vendas.

Assim você sabe exatamente o que funciona e o que deve ser deixado de lado, e para uma pequena empresa saber exatamente onde investir é primordial.

Conclusão

Como você viu, o marketing digital é extremamente eficiente e pode ajudar o seu negócio a dar um salto tanto em autoridade, quanto em vendas.

Artigo produzido em parceria com a Agência Oblige (www.oblige.com.br).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.