Tutorial para iniciantes: Como começar a usar o Discord

Quando o mundo se voltou para aplicativos de videoconferência e mensagens instantâneas por causa da pandemia, muitas pessoas foram para o Discord. A plataforma de mensagens vem crescendo desde que foi lançada em 2015 e continua a crescer em popularidade.

Originalmente concebido como uma maneira focada em jogos de conversar com colegas de equipe, amigos ou outros fãs de títulos, agora é uma opção de mensagens completa em todas as principais plataformas.

Embora o Discord possa ter começado como uma maneira de coordenar grupos de amizade ao jogar League of Legends ou Final Fantasy XIV, agora ele oferece um conjunto muito diversificado de recursos que podem torná-lo sua nova plataforma social – ou pelo menos o espaço digital onde você conversa com colegas durante a jornada de trabalho.

Mas o aplicativo pode ser esmagador para alguns, e é por isso que reunimos cinco dicas para ajudá-lo a usar o Discord e seus muitos recursos com facilidade.

Instalando o Discord

Vale a pena reconhecer que o Discord é um aplicativo multiplataforma, antes de tudo. Há também uma ótima versão baseada na web, o que significa que você não precisa instalar nada.

Entrando em um servidor

O Discord é uma plataforma comunitária em sua essência. Você pode usá-lo para disparar mensagens diretas (DMs) para amigos, mas muito do Discord é baseado em servidor.

Os servidores são apenas para convidados e, assim que você entrar, você terá acesso a opções de texto, vídeo e bate-papo por voz. Os usuários podem escrever mensagens de texto usando o Markdown. Essa linguagem de texto foi projetada para tornar a marcação – adição de elementos de formatação – a um documento muito mais fácil. Você também pode marcar o texto como spoiler, além de utilizar outras ferramentas de formatação.

No lado direito da página, você verá todos os membros do seu servidor e poderá ver o que eles estão fazendo.

Mas e se você ainda não tiver com quem iniciar um servidor? Não há problema – os servidores públicos oferecem um espaço ideal para falar sobre o último lançamento de jogos, seu músico favorito e muito mais.

Alguns servidores oferecem funções, então você verá administradores designados ou outros membros da comunidade com funções específicas destacadas como tal.

Chamada de vídeo ou streaming com amigos

Além dos canais de texto, você também encontrará canais de voz em muitos servidores (quando ativados pelos administradores), bem como a opção de compartilhar vídeos quando estiver nesses canais (ou em chamadas privadas entre usuários).

Isso significa que os usuários podem entrar em canais baseados em jogos para se divertir ou entrar em chamadas para grupos designados. Muitos servidores geralmente oferecem um canal mais descontraído apenas para fazer amigos no bate-papo.

Você também pode transmitir o que estiver fazendo, tornando o Discord um lugar ideal para assistir a filmes juntos ou mostrar seus melhores movimentos em um jogo que você está jogando.

Para se conectar a um canal de voz, basta selecionar um dos canais no lado esquerdo da tela do servidor.

Quando estiver em uma chamada, você pode usar os botões na tela de chamada para ligar a câmera, compartilhar sua tela, silenciar ou desconectar.

Também recomendamos conhecer os botões ao lado da sua foto de perfil e ID do Discord no canto inferior esquerdo. O ícone do microfone, como você provavelmente pode esperar, irá silenciá-lo instantaneamente, enquanto o ícone dos fones de ouvido ficará “surdo” – o que significa que você não ouvirá seus amigos discutindo spoilers. Por fim, a “engrenagem” é onde você encontrará todas as configurações do aplicativo e da sua conta.

Conectando aplicativos ao Discord

O Discord existe há alguns anos e, nesse período, tornou-se uma grande parte da vida online. Isso significa que existem muitos aplicativos e contas que podem ser vinculados ao Discord.

Isso significa que você pode compartilhar seu áudio do Spotify, qual jogo está jogando ou o que está fazendo no Twitch, além de manter sua conta do Discord vinculada a uma conta do Twitter.

Para começar com as conexões, clique no ícone de engrenagem “configurações do usuário” ao lado das informações da sua conta, localizado no canto inferior direito do aplicativo, seguido de “Conexões” na barra lateral.

No momento da escrita, os seguintes aplicativos podem se integrar ao Discord:

  • Battle.net
  • Facebook
  • Github
  • PlayStation
  • Reddit
  • Spotify
  • Steam
  • Twitch
  • Twitter
  • Xbox
  • Youtube

A PlayStation também firmou uma parceria com a Discord – mas, por enquanto, a única vantagem disso é permitir que as pessoas vejam o que você está jogando em um console PS4 ou PS5.

Usando um bot

Algo que diferencia o Discord de muitos outros aplicativos de bate-papo é a inclusão do Discord Bots. Estes são, como o nome sugere, assistentes de IA que vagam no bate-papo (ou canais específicos) até que sejam necessários.

Os bots do Discord só podem ser adicionados por administradores, mas os bots são usados ​​de sites externos – então tome cuidado para não instalar nada suspeito. Muitos são fáceis de instalar, como o popular bot MEE6, que pode ser adicionado em minutos.

Os bots são limitados apenas pelos administradores, que controlam a quantidade de dados que um bot pode usar no servidor. Os bots podem dar as boas-vindas aos recém-chegados a um servidor com uma mensagem amigável e ajudar a configurá-los em bate-papos relevantes para sua função.

Portanto, se você está procurando uma maneira de causar uma boa primeira impressão para os recém-chegados ou adicionar ferramentas poderosas para veteranos, há muito que os bots do Discord podem fazer por você.

Usando Discord Nitro

O Discord oferece uma opção de associação premium para usuários pesados ​​chamada Nitro e, embora não seja obrigatória de forma alguma, pode adicionar um pouco mais de elegância à sua presença online.

O serviço oferece emojis, adesivos e fundos de videochamada adicionais, mas talvez o maior benefício seja a adição de vários perfis – para que você possa ter um perfil profissional e pessoal vinculado à mesma conta, por exemplo.

Há também a opção de criar mensagens mais longas de até 4.000 caracteres, melhor qualidade de vídeo para fluxos e uploads de arquivos de até 100 MB. Você também receberá dois aumentos de servidor gratuitos.

O que são aumentos de servidor? Os proprietários de servidores aprimoram sua plataforma para aumentar seu nível no aplicativo e desbloquear vantagens adicionais, como novos slots de emoji, melhor qualidade de áudio ou ícones de função personalizados.