Ciclo menstrual: Saiba como calcular e entender cada fase

0 268

O ciclo menstrual é uma das maiores dúvidas sobre os fenômenos naturais que acontecem no corpo feminino. Você conhece o seu ciclo menstrual? Saiba como calcular e entender cada fase.

O que é o ciclo menstrual?

O ciclo menstrual é o tempo entre o primeiro dia da menstruação até o dia anterior ao do mês seguinte. Isso pode variar dependendo das emoções, atividades físicas e alimentação de uma pessoa durante todo o mês. No entanto, para quem sofre de um “ciclo irregular” é difícil saber exatamente quando o momento chegará.

Como mulher, é essencial que conheça seu corpo. Portanto, pouco a pouco você deve aprender a calcular seu período. Bem, isso é essencial se pretende fazer alguma dieta, melhorar sua vida íntima ou engravidar.

Como calcular o meu ciclo menstrual?

O número de dias decorridos entre um período e outro é conhecido como “duração do ciclo menstrual”.

Vamos supor que o primeiro dia de uma menstruação que se lembra foi 1 de julho. As semanas passaram e o primeiro dia da próxima menstruação que você teve, cai no dia 30 de julho. Isso significa que seu ciclo menstrual é de 29 dias.

Recomenda-se repetir a mesma anotação por vários meses e depois calcular a média entre todas as durações. Dessa forma, você não se baseia nos cálculos de um único mês. Veja como calcular o meu ciclo menstrual de acordo com cada fase:

Menstruação

Este é o sangramento mensal de uma mulher. Durante sua menstruação, o óvulo é liberado das células do revestimento do útero.

O sangue menstrual flui pelo colo do útero e deixa o corpo através da vagina. A quantidade que e é perdida é em torno de 35 ml, mas é normal ir de 10 a 80 ml. O mais comum é que os períodos menstruais durem de três a cinco dias.  Embora, com o ciclo menstrual completo e o volume sanguíneo, esse número pode variar um pouco dependendo de cada mulher e pode variar de dois a sete dias.

Caso o seu ciclo dure mais que 7 dias, procure um médico ginecologista para avaliar o caso.

Pré-ovulação

A pré-ovulação é a fase que ocorre após a menstruação e, como o próprio nome sugere, é antes da ovulação.

Nessa fase, o ovário produz hormônios chamados estrogênio, os quais são responsáveis ​​por produzir um dos óvulos que estão maduros. Normalmente ocorre entre os dias 6 e 13 do ciclo. Embora possam variar na mulher, devido a uma ampla variedade de fatores. E estes fatores variam da perda de peso a estresse emocional, doenças, excesso de exercício físico ou até  mesmo a dieta.

Ovulação

O óvulo completa o processo de maturação e é transferido do ovário em que foi alojado no útero, através de uma das trompas de falópio. Os níveis hormonais aumentam e ajudam a preparar o revestimento do útero para a gravidez. Por esta razão, a maior probabilidade de gravidez para uma mulher é durante os três dias antes da ovulação ou no mesmo dia da ovulação.

Pós-ovulação ou fase lútea

Caso a fertilização do óvulo não tenha ocorrido, o óvulo acaba por involuir e é expelido na próxima menstruação. Após o pós-ovulação, um novo ciclo menstrual começa.

Com base nas fases apresentadas do ciclo menstrual, podemos calcular em qual dia estaremos em cada uma delas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.